27 dezembro 2011

Montagem do espetáculo piromusical da Praia de Iracema. Fortaleza tem o maior espetáculo em extensão do Brasil @ Espigão da Praia de Iracema


O fim do ano se aproxima e muitos já se preparam para celebrar a chegada de 2012. A expectativa da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas participem do ‘Réveillon da Paz’, no Aterro da Praia de Iracema. A grande atração deste ano é a cantora baiana Ivete Sangalo, que promete lotar o espaço.
De acordo com a titular da Setfor, Patrícia Aguiar, mais de duas mil pessoas vão trabalhar para garantir a segurança do público. Profissionais do Corpo de Bombeiros, das polícias Militar e Civil, da Guarda Municipal de Fortaleza, da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e do Juizado da Infância e Juventude estarão no Aterro.
Palco
Cerca de 20 pessoas já começaram a montar o palco. A estrutura, de formato retangular, terá 300m², com fundo e contorno de painéis de LED para a cenografia. Neste ano, o palco contará com uma passarela em formato de ‘T’ para deixar os artistas mais próximos do público.
A Tenda Eletrônica, que terá 500m², também está sendo estruturada. Ontem, começaram as montagens dos palcos dos polos de Messejana e Conjunto Ceará. Nos dois bairros, as estruturas terão 120m².
“É uma responsabilidade muito grande. A gente entende que o Revéillon de Fortaleza é um espaço de inclusão social, para todos os públicos e todos os gostos. Todos celebram unidos e sem nenhuma discriminação. Com certeza, é o maior evento turístico da cidade. A gente vem se superando a cada edição”, afirma a secretária Patrícia Aguiar, adiantando que, neste ano, o espetáculo da queima de fogos terá a duração de 16 minutos.
Atrações
A cantora cearense Mona Gadelha e a banda Arsenic vão abrir o evento no Aterro da Praia de Iracema. Em seguida, o público receberá o grupo Titãs e o cantor cearense Fagner. Logo depois, será a vez da atração mais esperada da noite, Ivete Sangalo. Para encerrar a noite do Revéillon 2012, a dupla Ítalo e Renno sobe ao palco.
Em Messejana, as atrações confirmadas são a banda Dona Zefa, o cantores Netinho e Rafael Greick. Já no Conjunto Ceará, os convidados são Chico Pessoa, a banda Selvagens à Procura da Lei, o sambista Jorge Aragão e a banda Coda.


18 dezembro 2011

Morre Joãosinho Trinta, carnavalesco polêmico e revolucionário


Ele começou a carreira de carnavalesco no Salgueiro, como assistente de Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues. Joãosinho foi campeão em 1965, 1969 e 1971. Dois anos depois, em 1973, ele assume como carnavalesco da escola de samba e fez parceria com a artista plástica Maria Augusta. Com o enredo “Eneida: amor e fantasia” eles conquistaram o terceiro lugar no carnaval do Rio de Janeiro.
No ano seguinte, em 1974, ele iniciou carreira solo e faturou o título daquele ano pelo Salgueiro, com o enredo "O Rei de França na Ilha da Assombração". A segunda conquista aconteceu em 1975 com o trabalho "O Segredo das minas do Rei Salomão."
Joãosinho Trinta saiu do Salgueiro após problemas com a diretoria da escola de samba e seguiu para a Beija-Flor, onde teve uma carreira de sucesso e de títulos com o parceiro figurinista Viriato Ferreira.
Com ousadia e enredos luxuosos, Joãosinho Trinta passou a ser chamado de gênio e reinou no Rio de Janeiro conquistando os títulos do carnaval de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Ele ainda teve destaque com dois trabalhos carnavalescos que ficaram com a segunda colocação, em 1986 e em 1989.