09 julho 2010

PASSEIO NO CEARÁ ÁGUAS BELAS: NATUREZA CRISTALINA

O encontro perene de rio e mar caracteriza Águas Belas, praia da Costa do Sol Nascente do Ceará, onde as águas impulsionam o turismo.

Pequenas coisas parecem não ser nada, mas podem conter grande beleza e trazer paz mais que imensidões. É possível traduzir Águas Belas assim, desse jeito simples, mas recheado de emoção. Na verdade, o destino pertencente ao município de Cascavel é pequeno em extensão, porém enorme em encantos. O resultado, então, não poderia ser outro ao se chegar ali. É paixão à primeira vista pela geografia mágica que muda no decorrer do dia ao ritmo do abraço do Rio Mal Cozinhado com o Oceano Atlântico.

Os nativos nem sabem precisar a extensão de Águas Belas. Só dizem que não é tão grande assim. Melhor! Em pouco tempo dá pra conhecer cada recanto, pelo menos enquanto o movimento das águas não muda o cenário. O ponto de partida é a barra do Rio Mal Cozinhado. Em maré baixa, a pedida é o banho refrescante nas águas límpidas, com intervalo para longos passeios a pé e descalço sobre as dunas brancas do lugar ou à beira-mar.

Num ou noutro ponto do rio, a areia se junta e forma pequenas ilhas, ideais para "pegar" aquele bronze ao sol sob a carícia dos ventos que massageiam o corpo e rejuvenescem o espírito. Espaços generosos no leito do rio viram arenas para esportes diversos, onde a bola é indispensável. Mas, breve a água sobe, definindo novos contornos para o lugar. "É a mágica da transformação em Águas Belas", garantem os nativos, cheios de orgulho de desfrutar do espetáculo diário. "É uma bênção", diz o pescador Zito, interrompendo, só por um instante, os sons da natureza.

Por sinal, a pescaria é atividade quase obrigatória ali. Garante o sustento de muitos residentes da praia e vira diversão para visitantes do lugar. Os adultos se concentram na ação e aproveitam para esperar pelos peixes, refletir, repensar, fazer planos no cenário de Águas Belas. Crianças catam búzios na areia na companhia de muita gente grande que, pelo menos por instantes, volta a ser "baixinho", revivendo a inocência de ser feliz em pequenos atos da infância distante. Quando nada, livra-se do estresse trazido da cidade grande e recarrega corpo e mente com o ar da calmaria.

Localização:

A praia de Águas Belas fica a 70 quilômetros de Fortaleza

Onde ficar:

Praia de Águas Belas (3334.8060)

Pousada Paraíso ( 3334.8030)

Jangadas da Caponga (3344.8723)

Belatur (3334.8437)

Hotel Varanda (3334.8965)

Turvelas (3334.8540)

Nenhum comentário:

Postar um comentário