Ecerrando a programação do Carnaval de Fortaleza, o Mercado dos Pinhões recebe esta noite o Baile do Evaldo, festa em que o próprio homenageado, Evaldo Gouveia, mostra suas canções.O Carnaval já passou, mas ainda há tempo para mais uma homenagem ao compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de grandes canções apaixonadas e sambas memoráveis, ele viu muitas de suas criações serem relembradas ao longo das últimas semanas por grandes nomes que passaram pelo Pré-Carnaval e pelo Carnaval de Fortaleza. Escolhido pela Prefeitura de Fortaleza como o grande homenageado da festa momina de 2011, é ele mesmo quem encerra a programação se apresentando esta noite no Baile do Evaldo, no Mercado dos Pinhões. A festa começa às 19 horas com os chorinhos do Mestre Macaúba.
A noite também vai marcar o lançamento do disco O Trovador, produzido pelo músico Pantico Rocha, que reúne um time de grandes artistas para interpretar 21 canções divididas em dois momentos, um mais romântico e outro mais carnavalesco. Elas vão desde sucessos consagrados de Evaldo, como Garota Moderna (lançada em 1965 por Wilson Simonal, regravada com os ares modernos do Fino Coletivo) até composições mais novas, como Analista de boêmio (parceria com Carlos Colla, lançada em 2005 por Jair Rodrigues, reinterpretada pela companheira e cantora estreante Liduina Lessa, a Lidu).
Segundo Pantico, a ideia foi procurar a música ideal para cada intérprete e, sempre que possível, promover uma mistura interessante. Foi assim que o bloco Unidos da Cachorra fez a cama para Serjão Loroza deitar e rolar em O Mundo Melhor de Pixinguinha, samba de enredo da Portela de 1974. Lembrando de De volta pro aconchego, ele entregou a apaixonada Sentimental Demais a Dominguinhos, que recebe o som luxuoso da Orquestra de Sanfonas do Ceará. Já a canção que dá nome ao disco ficou a cargo do pernambucano Lenine, em mais um momento inspirado.
Após um mês pesquisando a obra de Evaldo, desde o Trio Nagô até as composições mais novas, Pantico precisou de três meses para finalizar as gravações que contam ainda com um bom time cearense, que inclui Eudes Fraga (Rancho da saudade), Davi Duarte (Deixe que ela se vá), Kátia Freitas (Alguém me disse) e Waldonys (Dançando Forró). Tem ainda Bangalafumenga, Jane Duboc, Isabela Taviani e Fino Coletivo e o próprio Evaldo Gouveia, que participa em Esquinas do Brasil e Canto Cearense. Para o produtor, a surpresa foi ver como Evaldo recebia cada nova interpretação. “Eu achei muito bonito quando ele falou ‘nunca imaginei que minha música pudesse ser tocada assim’”, lembra Pantico.
Muitas destas canções serão relembradas esta noite no Baile do Evaldo. Sem negar que sempre se considerou um dos melhores intérpretes da própria obra, Evaldo Gouveia vai dividir o palco com Tarcísio Sardinha (violão, arranjos e direção musical), Aroldo Araújo (baixo), Tito Freitas (piano), Ricardo Pontes (bateria) e Otto Júnior (percussão), além do convidado especial Fausto Nilo, homenageado do Carnaval em 2010. Autor de algumas centenas de canções, onde se encontram boa parte dos clássicos da MPB, Evaldo também se orgulha de, com mais de 80 anos, continuar cantando, compondo e tocando o que gosta. Que venham mais homenagens.
FAIXA A FAIXA
- Bloco da Solidão (Elba Ramalho)
- O conde (Casuarina)
- Alguém me disse (Kátia Freitas)
- O Trovador (Lenine)
- Rancho da saudade (Eudes Fraga)
- O mundo melhor de Pixinguinha (Serjão Loroza e Unidos da Cachorra)
- Garota Moderna (Fino Coletivo)
- Brigas (Isabella Taviani)
- Mulher à brasileira (Bangalafumenga)
- Maldade (Breculê)
- Sentimental Demais (Dominguinhos e Orquestra Sanfonas do Ceará)
- Somos Iguais (Leny Andrade)
- Em cada verso, em cada samba (Zé Renato)
- Pior pra você (Academia)
- Que queres tu de mim (Jane Duboc)
- Tango para Tereza (Marcus Caffé)
- Deixe que ela se vá (Davi Duarte)
- Dançando Forró (Waldonys)
- Analista de boêmio (Lidu)
- Esquinas do Brasil/ Canto Cearense (Evaldo Gouveia)
BAILE DO EVALDO
O quê: show com o cantor e compositor Evaldo Gouveia, homenageado do Carnaval 2011
Onde: Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, Centro)
Quando: hoje, sexta-feira (11), a partir das 19 horas com Macaúba e banda (grátis)
Outras informações: 3105.1386
MULTIMÍDIA
O disco duplo O Trovador, está disponível para download gratuito pelo site oficial do Carnaval de Fortaleza: www.carnavaldefortaleza.com.br.
Leia mais: Evaldo Gouveia se apresenta hoje no Mercado dos Pinhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário