25 maio 2010

Eudes Xavier, vem contribuindo para nosso samba crescer


Uma história de lutas e conquistas

Em meados dos anos 80, Antonio Eudes Xavier iniciou sua militância política nas Pastorais Sociais Católicas, mais especificamente na JOC (Juventude Operária Católica). No mesmo período aproximou-se das lutas populares na comunidade do Dendê, no Bairro Água Fria, tornando-se diretor da associação de moradores (1983 a 1985).

Trabalhador do comércio em Fortaleza, o militante Eudes trilhou sua caminhada no movimento sindical a partir de 1990, assumindo o cargo de Secretário de Imprensa no sindicato de sua categoria. Devido à sua destacada atuação, foi indicado presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT Ceará, onde permaneceu até 2000.

Em paralelo às lutas sindicais, também representou a CUT no Conselho Consultivo do Jornal O Povo (1997 a 1998), e foi membro do Conselho da ONG Terrazul (1999 a 2006) e sócio-fundador da ONG Florestan Fernandes (1999 a 2006), onde realizou um importante trabalho junto ao Consórcio Nacional da Juventude.

Em 2005 foi convidado pela Prefeita Luizianne Lins para coordenar a qualificação profissional do PROJOVEM (2005 a 2006). Nesse período aproximou-se do movimento da Economia Solidária, como alternativa ao mercado formal de trabalho e referencial de outra economia possível, mais socialista e solidária.

Eleito deputado Federal em 2006, Eudes Xavier é hoje um dos vice-líderes da bancada do PT na Câmara dos Deputados, onde integra as comissões do Trabalho, Administração e Serviço Público, Turismo e Desporto e também a Comissão de Fiscalização do Orçamento da União. Participa como suplente da Comissão Especial de Políticas para a Juventude e é o principal articulador da Frente Nacional em Defesa da Economia Solidária.


Filiado ao PT desde 1991, é membro do Diretório Estadual do Partido dos trabalhadores do Ceará. Como deputado, acredita que seu mandato é o resultado da ação coletiva de muitos companheiros e companheiras, nos movimentos sociais e no Partido. Por isso quer estar à disposição dessas lutas, contribuindo para uma sociedade cada vez mais justa e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário