Um dos fundadores do grupo Fundo do Quintal e que formou dupla com Arlindo Cruz por oito anos, Sombrinha tem em seu currículo mais de 300 gravações realizadas por grandes intérpretes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Chico Buarque e Caetano Veloso. Também já emplacou quatro temas em novelas da Rede Globo de Televisão: “Malandro Sou Eu" (Roque Santeiro), "Fogo de Saudade" (O Outro), "Alto Lá" (O Clone) "Além da Razão" (Salvador da Pátria).
PERGUNTA:Existe alguma diferença entre o samba que era feito antigamente deste que é produzido hoje em dia?
A diferença é que o samba daquela época foi uma revolução melódica. Acabou acontecendo.Nós íamos para o terreiro cantar músicas, mas inéditas e fizemos uma escola. Em 1984 foi que a coisa arrebentou de vez mesmo. O pessoal de hoje faz pagode, com músicas que tocam na rádio. Na nossa época, o Beto Sem -Braço vinha e mostrava uma música e depois que ele mostrava todo mundo já aprendia e cantava junto.. eu, o Jorge Aragão, o Zeca, o Arlindo Cruz. E isso criou um movimento muito forte de compositores e músicos. E hoje nós somos referência. Já o pagode é um estilo que foi criado, que eu não tenho nada contra. Acho que é válido. Eu costumo dizer que cada um faz o que sabe.
Você Sombrinha que já recebeste vários prêmios, entre eles dez do Sharp de Música, qual é a contribuição destes prêmios para o samba?
SOMBRINHA RESPO...Acho que é a melhor possível. Veja bem, de todos os sambas, você ganhar como melhor compositor, é maravilhoso! É o reconhecimento de um trabalho que foi construído ao longo de quase 30 anos. Foram dez prêmios Sharp de Música, sendo três como compositor. Vale esse reconhecimento e eu tenho muita estima pelos prêmios de música do Brasil. Causa uma certa segurança para a gente fazer cada vez melhor.
Você Sombrinha Tens como apontar um artista que tu considere a revelação do samba?
Para mim, todos são contemporâneos, não tenho como apontar. Eu acho, sinceramente que depois do Fundo de Quintal a coisa parou, não teve criação e novidade dentro do samba. Tanto como movimento,tanto como compositores.
SOMBRINHA RESPOEu não acho diferença. Obviamente que o Rio de Janeiro é o berço do samba e
todo mundo sabe, mas hoje em dia, a coisa já mudou muito.Em São Paulo há muitos compositores, aqui no Sul, na Bahia..Eu acho que agora sim, o Brasil virou um berço do samba. E isso ocorre porque as pessoas se apaixonam e gostam. (neste momento, alguém grita do fundo da sala - Quem não gosta de samba, bom sujeito não é ! - era ela, Tia Surica, que chegava para participar da conversa).
EM PARCERIA NOS FOI CONCEDIDA A REPORTAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário