27 junho 2010

SOMBRINHA O MESTRE DO SAMBA


Um dos fundadores do grupo Fundo do Quintal e que formou dupla com Arlindo Cruz por oito anos, Sombrinha tem em seu currículo mais de 300 gravações realizadas por grandes intérpretes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Chico Buarque e Caetano Veloso. Também já emplacou quatro temas em novelas da Rede Globo de Televisão: “Malandro Sou Eu" (Roque Santeiro), "Fogo de Saudade" (O Outro), "Alto Lá" (O Clone) "Além da Razão" (Salvador da Pátria).

PERGUNTA:Existe alguma diferença entre o samba que era feito antigamente deste que é produzido hoje em dia?

A diferença é que o samba daquela época foi uma revolução melódica. Acabou acontecendo.Nós íamos para o terreiro cantar músicas, mas inéditas e fizemos uma escola. Em 1984 foi que a coisa arrebentou de vez mesmo. O pessoal de hoje faz pagode, com músicas que tocam na rádio. Na nossa época, o Beto Sem -Braço vinha e mostrava uma música e depois que ele mostrava todo mundo já aprendia e cantava junto.. eu, o Jorge Aragão, o Zeca, o Arlindo Cruz. E isso criou um movimento muito forte de compositores e músicos. E hoje nós somos referência. Já o pagode é um estilo que foi criado, que eu não tenho nada contra. Acho que é válido. Eu costumo dizer que cada um faz o que sabe.

Você Sombrinha  que já recebeste vários prêmios, entre eles dez do Sharp de Música, qual é a contribuição destes prêmios para o samba?

SOMBRINHA RESPO...Acho que é a melhor possível. Veja bem, de todos os sambas, você ganhar como melhor compositor, é maravilhoso! É o reconhecimento de um trabalho que foi construído ao longo de quase 30 anos. Foram dez prêmios Sharp de Música, sendo três como compositor. Vale esse reconhecimento e eu tenho muita estima pelos prêmios de música do Brasil. Causa uma certa segurança para a gente fazer cada vez melhor.

Você Sombrinha Tens como apontar um artista que tu considere a revelação do samba?

Para mim, todos são contemporâneos, não tenho como apontar. Eu acho, sinceramente que depois do Fundo de Quintal a coisa parou, não teve criação e novidade dentro do samba. Tanto como movimento,tanto como compositores.

Você Sombrinha Há alguma diferença entre as rodas de samba das cidades com as do Rio de Janeiro?

SOMBRINHA RESPOEu não acho diferença. Obviamente que o Rio de Janeiro é o berço do samba e


todo mundo sabe, mas hoje em dia, a coisa já mudou muito.Em São Paulo há muitos compositores, aqui no Sul, na Bahia..Eu acho que agora sim, o Brasil virou um berço do samba. E isso ocorre porque as pessoas se apaixonam e gostam. (neste momento, alguém grita do fundo da sala - Quem não gosta de samba, bom sujeito não é ! - era ela, Tia Surica, que chegava para participar da conversa).


EM PARCERIA NOS FOI CONCEDIDA A REPORTAGEM









Nenhum comentário:

Postar um comentário